Coprodutos

Coprodutos

Os Coprodutos são materiais que, juntamente com o aço, resultam do processo siderúrgico e para os quais foram desenvolvidas tecnologias que permitem sua utilização, de forma ambientalmente adequada, como matéria prima ou fonte de energia na própria atividade geradora ou por terceiros.

O uso de coprodutos contribui para a sustentabilidade da indústria do aço, evitando a disposição de resíduos em aterros, reduzindo a emissão de CO2 e preservando os recursos naturais não renováveis.

Como as escórias representam cerca de 60% dos coprodutos gerados pelo processo produtivo, encontrar alternativas para agregação de valor a estes materiais constitui-se no principal foco de atuação do CCABrasil.

Exemplos

A escória de alto forno é obtida no processo de produção do ferro gusa nos altos-fornos das empresas e passa por um processo de granulação e beneficiamento para ser disponibilizada ao mercado. Sua principal utilização é na fabricação de cimentos.





A escória de aciaria é um resíduo gerado no processo de produção e refino do aço. Após seu resfriamento, beneficiamento e controle de qualidade, passa a ser classificado como agregado siderúrgico podendo ser aplicado principalmente em lastros ferroviários, sub-bases, bases e capas asfálticas de pavimentos rodoviários, estradas vicinais, gabiões, rip-raps, corretivos e fertilizantes de solos.