Lastro ferroviário
- imprimir
- tamanho

Lastro ferroviário é um componente da superestrutura da via permanente, constituindo-se em uma camada intermediária de material granular, que se situa entre o sublastro e os dormentes da estrada de ferro.
O agregado siderúrgico substitui a pedra britada nº 3, material tradicionalmente empregado como lastro ferroviário.
Principais funções:
- Distribuir sobre a plataforma ferroviária ou sobre o sublastro os esforços resultantes das cargas dos veículos;
- Formar um colchão com elasticidade necessária para atenuar as trepidações resultantes da passagem dos veículos;
- Formar uma superfície uniforme e contínua para os dormentes e trilhos, preenchendo as depressões da plataforma e permitindo o perfeito nivelamento dos mesmos;
- Impedir o deslocamento dos dormentes (vide imagem abaixo).
Vantagens do agregado siderúrgico sobre os materiais pétreos:
- Preservação dos recursos naturais não renováveis (pedreiras);
- Maior resistência mecânica, o que significa uma maior vida útil ao lastro ante uma mesma intensidade de carga e espessura;
- Estrutura vesicular permitindo perfeita drenagem da água;
- Maior peso próprio, dando maior estabilidade a plataforma e possibilidade de redução do consumo de material no dimensionamento do lastro.