Biblioteca

Dúvidas frequentes

  • O que são Coprodutos?

    Segundo a ISO 14040, coprodutos são quaisquer dois ou mais produtos provenientes da mesma unidade produtiva ou sistema de produto. Os coprodutos do aço são utilizados como matéria-prima ou fonte de energia na própria atividade produtora ou em atividades/processos de terceiros.
    Em 2011 foram produzidas 19,2 milhões de toneladas de coprodutos.

  • Qual é a quantidade de coprodutos produzidos?

    Em média, nossas associadas produzem em torno de 600 Kg de coprodutos e resíduos por tonelada de aço, sendo que as Escórias de Aciaria e Alto-Forno representam cerca de 60% dessa geração. Os demais 40% são de finos, pós, lamas e carepas.

  • O que é escória?

    Segundo a Norma NBR 5019/82, escória é um produto líquido ou pastoso produzido durante operações pirometalúrgicas, geralmente contendo sílica, que se torna sólido a temperatura ambiente.

  • Quais são os tipos de Escória?

    Escória granulada de Alto-forno:
    Segundo a Norma NBR 5735/91, escória granulada de alto forno é um subproduto do tratamento de minério de ferro em alto-forno, obtido sob forma granulada por resfriamento brusco, constituído em sua maior parte de silicatos e aluminossilicatos de cálcio.

    Sua composição química deve obedecer a relação:

    Escória de aciaria:
    Produto líquido ou pastoso produzido durante o processo de refino do aço líquido, contendo predominantemente silicatos de cálcio.

  • O que é a AçoBrita®?

    É um produto composto de óxidos e silicatos, com alta resistência ao desgaste, utilizado em obras de pavimentação, artefatos de concreto, contenção de encostas e lastro ferroviário, dentre outras aplicações, substituindo agregados naturais não renováveis (brita e areia). Deve ser utilizada de acordo com Normas Técnicas e especificação de projeto de engenharia.

  • A AçoBrita® expande?

    A expansibilidade da AçoBrita é reduzida em função de rigoroso critério de beneficiamento e controle de expansão, sendo adequada para cada tipo de aplicação indicada.