O CCABrasil

Quem somos

Agir para que o presente e o futuro sejam sustentáveis é responsabilidade de todos. E é prioridade para o Instituto Aço Brasil.

Ao ter instalado o Centro de Coprodutos Aço Brasil – CCABrasil, o Instituto Aço Brasil, com o apoio de suas associadas e colaboradores, deu importante passo para fomentar o desenvolvimento de coprodutos que venham a atender, com qualidade e de forma sustentável, diversas possibilidades de aplicações. Dessa forma, assim como a qualidade do aço brasileiro é mundialmente reconhecida, o CCABrasil atua para assegurar a mesma qualidade aos demais coprodutos do setor.

Esta iniciativa visa contribuir ainda mais para a preservação dos recursos não renováveis e para o desenvolvimento do país de forma ambientalmente sustentável e socialmente responsável, dando importante passo para desenvolver e consolidar as diversas possibilidades de aplicações dos coprodutos.

O aço figura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo. O setor coleta e recicla o aço contido nos produtos no final da vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos, sem qualquer perda de qualidade. Dessa forma, a produção de aço a partir de sucata reduz o consumo de matérias-primas não renováveis, entre outros benefícios.

Este mesmo princípio, de reciclagem e reaproveitamento, vem sendo aplicado aos coprodutos. Materiais gerados no processo produtivo, anteriormente classificados como resíduos, vem sendo crescentemente utilizados como matérias primas ou insumos em substituição aos recursos naturais não renováveis em diversos tipos de aplicações.

Escórias, pós, lamas e carepas gerados durante a fabricação de aço ou são reutilizadas no próprio processo ou utilizadas em outros setores.